E-mail marketing → Saiba como segmentar suas campanhas!

Uma das maiores vantagens das lojas online em relação às lojas físicas é que as pessoas, além de serem obrigadas a passar seus dados pessoais comumente solicitados em lojas tradicionais, também precisam disponibilizar seu endereço de e-mail.

Conseguir o endereço eletrônico dos clientes é uma das coisas mais importantes para quem possui e-commerce, pois é com essa prática que o empreendimento consegue criar sua lista de e-mails.

Muita gente por aí anda afirmando que uma boa lista de contatos é uma verdadeira mina de ouro, partindo desse pressuposto, devo dizer que a lista de e-mail só promove lucros quando utilizada de forma adequada.

Porque é importante segmentar campanhas e e-mail marketing?

Login

A segmentação é um tipo de estratégia que proporciona um aumento de aproximadamente mais de 200% da taxa de abertura de mensagens de e-mail do Facebook login. De acordo com quase 40% doa empreendedores que trabalham com e-mail marketing, as mensagens segmentas conseguem aumentar de modo considerável as taxas de conversão.

Uma parcela significativa de quase 30% afirma que também houve aumento na concretização de vendas, por esse motivo é tão importante segmentar sua campanha de e-mail marketing. Veja os benefícios trazidos pela segmentação:

  • Uma campanha segmentada consegue fidelizar os clientes;
  • A segmentação melhora o resultado final da campanha;
  • Segmentando campanhas você conhece melhor o target;
  • Segmentando campanhas você consegue otimizar recursos;
  • Segmentar campanha, de deixa em vantagem em relação aos seus concorrentes.

Como posso segmentar minhas campanhas de e-mail marketing?

Para conseguir resultados satisfatórios com a segmentação de campanha de e-mail marketing é preciso, antes, definir determinados elementos que são importantes para essa estratégia.

Para começar sua segmentação e manter essa estratégia em aprimoramento constante, siga essas dicas cuidadosamente:

  1. Defina seus objetivos e suas metas: Qualquer tipo de estratégia que vier a ser utilizada, não o importa qual o tipo de empreendimento, precisa ser realizada, após uma definição cuidadosa dos objetivos e metas que a empresa deseja alcançar. A partir da definição das metas e objetivos, o empreendedor se mune de informações essenciais para analisar melhor os resultados obtidos, bem como para melhorar a execução da segmentação. É preciso realizar essa definição de objetivos todas as vezes que decidir fazer uma segmentação de e-mail marketing.
  1. Identifique seu público-alvo: Quando optamos por fazer uma campanha segmentada é preciso levar em consideração que não é todo contato que deseja receber seus e-mails. A vontade as pessoas é algo relevante e deve ser respeitada, por isso é preciso fazer uma identificação à cerca do público que, realmente, deseja receber suas informações. O principal objetivo da segmentação é enviar as campanhas somente para quem mostrou interesse em receber o que você está oferecendo no momento. No final da mensagem é bom perguntar aos clientes se eles desejam continuar recebendo seus e-mails.
  2. Defina os critérios da segmentação: é nessa fase que determinamos quais os critérios serão levados em consideração na hora de criar a estratégia. Os critérios podem ser divididos em dois tipos:
  • Segmentação através do comportamento: Você podem separar os clientes em determinados tipos como, por exemplo, aquelas que compraram e aqueles que não compraram.
  • Segmentação através dos dados: Essa orientação é indicada quando não temos informações suficientes sobre os clientes.

Nesse tipo de segmentação você escolhe quem vai receber a campanha de acordo com sexo, idade, local, tipo de produto adquirido, renda etc. Informações simples.

  • Colete mais informações: Sempre que fizer uma campanha de e-mail marketing, ao final, é interessante colher o maior número possível de dados sobre seus clientes.

Esses dados serão utilizados em segmentações futuras. Dessa forma, você sempre estará aprimorando sua estratégia de campanha de e-mail marketing.